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Como cobrar com profissionalismo

Marina Borges / 13 de julho de 2017

O trabalho freelancer às vezes é muito ingrato ao nos colocar em situações inconvenientes de espera de pagamento. No mundo apressado em que vivemos, é comum os clientes não passarem de antemão seu cronograma financeiro, quando o têm. Muitos tradutores iniciantes ficam receosos sobre como cobrar educadamente, visto que dinheiro ainda é um tabu na nossa sociedade e pode causar uma saia justa. Veja aqui como cobrar com profissionalismo.

Clareza desde sempre

Recomendo desde o princípio da negociação estabelecer termos de pagamento claros: frequência e meios da transação monetária, principalmente. Desse modo, você pode embutir na sua tarifa por palavra os impostos da emissão de nota fiscal, a taxa do PayPal ou da tarifa do DOC que seu banco cobra, só para citar alguns exemplos.

Outro cuidado muito importante, eu diria essencial, é ter por escrito (ou seja: contrato, e-mail, print de Whatsapp, etc.) o que você e seu cliente acordaram. Em uma eventual necessidade de recorrer aos meios legais, essa será a prova de que o cliente te deve algo mesmo. Acordo da boca para fora é a sua palavra contra a dele, pense nisso.

Mas suponhamos que no caso tudo foi acordado às claras e o dinheiro só está atrasado, mesmo. Que o cliente só pode estar com problemas, não é possível, apesar de não querer atrapalhá-lo, preciso mencionar esse assunto sem soar como um morto de fome. Fácil, são muitas as opções. Aproveite que o meio escrito nos permite ser mais diretos que o comum e use das seguintes táticas para cobrar como um profissional:

Dúvida atroz

“Olá Fulano. Ainda não registrei o pagamento da nota emitida do último dia 15. O pagamento é 15 dias corridos ou 15 dias úteis após a emissão da nota?”

Preocupação genuína

“Olá Beltrana. Ainda não registrei o pagamento, está tudo ok? Deu algum problema?”

“Ai que desorganizada eu sou”

“Olá Cicrano, tudo bem? Pode me passar uma posição sobre o pagamento dos últimos dois trabalhos, para que eu possa me organizar por aqui?”

Não se preocupe porque sempre vai ocorrer algum problema de banco, algum celular não será escutado, possivelmente até uma notificação extrajudicial será necessária.

Não é nada pessoal, é só o jeitinho brasileiro mesmo.

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