Português

Seus problemas acabaram!

Marina Borges / 11 de maio de 2015

englishforreseacrhpapers

Semana passada fiz uma versão sobre biomedicina, um trabalho acadêmico. Foi uma boa oportunidade de usar o e-book da foto acima, que já tinha comprado há alguns meses pro meu Kindle e ainda não tinha tido tempo de usar. Trata-se do English for Research Papers: A Handbook for Brazilian Authours, de Jim Hesson. 

Falando diretamente a um leitor brasileiro, o autor explica de maneira clara e eficiente como escrever bem em inglês, fazendo comparações certeiras entre os dois idiomas. Todas aquelas dúvidas que surgem sobre sujeito indefinido, voz passiva, uso de números em dígitos, you name it, está lá, organizado no índice. A obra atende tanto autores brasileiros escrevendo em inglês como nós tradutores e revisores, pois apresenta capítulos como construção de frases e uso de vocabulário. Sempre fazendo observações sobre falsos cognatos, uso de tempos verbais e – pasmem! – exercícios para treinamento, com exemplos dos mais variados campos de conhecimento (biomedicina, engenharia, biologia marinha, odontologia, entre muitos outros).

O autor diz no prefácio que a obra é fruto de 1.100 revisões que já fez de publicações acadêmicas escritas por falantes nativos de português. Com o tempo, ele identificou problemas recorrentes e elaborou exercícios e esse fantástico guia de estilo. Apesar de ser escrito em inglês, a linguagem é bastante descontraída, muitas vezes com explicações em português entre parênteses das expressões bastante informais utilizadas. Serve para um público-alvo falante de inglês a partir do nível intermediário, funcionando como um manual de instruções de inglês bem escrito.

Acho que ainda é mais funcional por ser em formato de e-book, pois podemos buscar palavras-chave do que queremos pesquisar naquele momento. O índice é bastante funcional também, mas a característica que mais me chamou a atenção foi essa praticidade.

Referência essencial para qualquer bibiloteca, viu. Recomendadíssimo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud