Seus problemas de tradução para o inglês acabaram!

englishforreseacrhpapers

Semana passada fiz uma versão sobre biomedicina, um trabalho acadêmico. Foi uma boa oportunidade de usar o e-book da foto acima, que já tinha comprado há alguns meses para usar no meu Kindle. Trata-se do livro English for Research Papers: A Handbook for Brazilian Authours, de Jim Hesson. Se você tinha problemas com tradução para o inglês, seus problemas acabaram!

Por que esse livro é tão bom?

Falando diretamente a um leitor brasileiro, o autor explica de maneira clara e eficiente como escrever bem em inglês, fazendo comparações certeiras entre os dois idiomas. Todas aquelas dúvidas que surgem sobre sujeito indefinido, voz passiva, uso de números em dígitos, you name it, está lá, organizado no índice.

A obra atende tanto autores brasileiros escrevendo em inglês como nós tradutores e revisores, pois apresenta capítulos como “construção de frases” e “uso de vocabulário”. Sempre fazendo observações sobre falsos cognatos, uso de tempos verbais e – pasmem! – exercícios para treinamento. Apresentando exemplos dos mais variados campos de conhecimento (biomedicina, engenharia, biologia marinha, odontologia, entre muitos outros).

Histórico

Conforme o autor diz no prefácio, a obra é fruto de 1.100 revisões que ele já fez de publicações acadêmicas escritas por falantes nativos de português. Com o tempo, ele identificou problemas recorrentes e elaborou exercícios e esse fantástico guia de estilo. Apesar de ser escrito em inglês, a linguagem é bastante descontraída, muitas vezes com explicações em português entre parênteses de expressões informais demais que tendemos a usar no idioma dele. Serve para um público-alvo falante de inglês a partir do nível intermediário, até mesmo funcionando como um manual de instruções de inglês bem escrito.

Na minha opinião, ele é ainda mais funcional por ser em formato de e-book, pois podemos buscar palavras-chave do que queremos pesquisar naquele momento. O índice é bastante funcional também, mas a característica que mais me chamou a atenção foi essa praticidade.

Trata-se de uma referência essencial para qualquer biblioteca, viu. Recomendadíssimo.