Vamos para o Congresso da ABRATES?

Vamos para o Congresso da ABRATES? É sempre uma excelente experiência para se desenvolver profissionalmente. Tá certo que a última vez que estive em um foi no longínquo 2003, quando ainda era uma caloura em tradução, mas bem sei todos os benefícios de se investir em um congresso desse porte. O que? Preciso enumerá-los? Então enumeremos.

Profissionalismo

Ter um congresso desse porte no currículo demonstra que você se interessa por e valoriza sua profissão. Estar entre os seus é uma sensação bastante recompensadora. Só de pensar que tem alguém igualzinho a você a uma hora dessas enfurnado em seu home office silencioso lá do outro lado do país já te faz ter uma nova perspectiva do papel da profissão. É ou não é?

Conhecimento

As palestras esse ano estão divididas por temas e uma das salas é completamente dedicada a interpretação. Que coisa linda, viu? A lista dos palestrantes você vê aqui, tem para todos os gostos. O mais interessante é que a ABRATES convocou toda a comunidade de tradução a contribuir com palestras, então teremos muitos iniciantes falando pela primeira vez. Pessoalmente, três amigas minhas vão falar esse ano, e eu não posso estar mais orgulhosa. Visto que somos de um meio de assuntos mil, vai ser difícil escolher uma sala só em determinado horário. Vou ter que me dividir em três, será?

Networking

Eu sei que tradutor é bicho do mato, geralmente uma pessoa reclusa e tímida. Mas você já reparou que lá no Facebook a maior comunidade já tem mais de 9 mil membros? Gente, vamos nos conhecer, sabe? Posso falar por experiência própria que é bem legal ver aquele avatar se movendo e falando, recomendo fortemente.

E outra coisa: não é porque você é um tradutor iniciante, ainda sem muitas experiências para compartilhar, que não pode ir na cara de pau conversar com os “famosos”. Coragem, todos somos muito simpáticos e atenciosos, não mordemos, não se preocupem. Pasmem – somos gente igualzinha a você. Não que eu eu me considere famosa ou figurinha carimbada, veja bem, mas iniciante com certeza também não.

Descontos!

Agora eu falei a palavra mágica, não foi? Então vou te contar um segredo de Estado. Nesses congressos sempre há stands de produtos que muito te interessam, tradutor, como licenças de CAT Tools a preços camaradas, dicionários desejados com facilidade de pagamento, entre outros. Esse tipo de evento é uma excelente oportunidade para se atualizar com os últimos lançamentos e renovar sua biblioteca pessoal.

Turismo

Por que não? Se vai passar o fim de semana em São Paulo mesmo, recomendo já chegar na quinta e dar uma passeada pelo Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, ver a cidade lá de cima do Edifício Banespa ou do Edifício Itália e claro, comer um japonês campeão na Liberdade.

Trabalho e lazer, mas não necessariamente nessa ordem. Te vejo em São Paulo, hein?