Vamos falar sobre podcasts?

Vamos falar sobre podcasts?

Das obrigações principais de um intérprete: manter suas línguas de trabalho fluentes. Como fazer isso? Ouvindo, falando, escrevendo – enfim, praticando o idioma com o qual você não tem contato direto. Não é o caso do português, que a gente fala todo dia e toda hora, só por morar no Brasil.

O intérprete tem que ir além: praticar vocabulário mais técnico do seu idioma estrangeiro, dos ramos do conhecimento geral. Medicina, petróleo, engenharia, direito. E, claro, o meu calcanhar de Aquiles: economia.

Se economia também te parece ser um tópico complexo, não se engane. Há muitas ferramentas disponíveis que podem simplificar nossas vidas. Filmes dos anos oitenta, por exemplo. Juro.

Em “Trocando as Bolas” (Trading Places, título original), Eddie Murphy recebe uma aula sobre commodities (e você também, em consequência):

Mas é claro que nada é tão elementar no vocabulário do mercado, então por que não unir o útil ao agradável? Um ótimo podcast sobre economia com vocabulário informal é o Planet Money. Acredite, conseguimos entender todo o inglês, mesmo com todos aqueles termos técnicos no meio, simplesmente porque os apresentadores estão super à vontade. Disponível gratuitamente para download via iTunes ou por meio de download no site (o episódio inspirado pelo filme do Eddie Murphy é esse), tem conteúdo atualizado e interessante. Dura menos de meia hora e tem trilha sonora que remete à cultura pop, além de comentários engraçadinhos. Em suma: me foi recomendado fortemente (oi, teacher!), faço o mesmo.

Agora se a intenção é praticar inglês, o ideal é ouvir podcasts sobre assuntos que te interessam. O BBC Global News é super interessante, dura em média meia hora, mas apresenta notícias e tragédias (ponto positivo: entrevista um monte de gente que fala inglês como segunda língua – excelente para treinar sotaques de não-nativos). Absorvo mais expressões e palavras novas com o Mark Kermode and Simon Mayo’s Film Reviews, que apresentam todo aquele humor britânico ao criticar os filmes da temporada ou entrevistar atores (em compensação os episódios são bem longos). Dica valiosa do meu British teacher.

Assuntos não faltam nos podcasts da BBC e da NPR. Mas há podcasts de todas as nacionalidades, é só fuçar o iTunes ou descobrir o que anda chamando a atenção por aí. Com um par de fones de ouvidos, não se preocupe mais. É só uma questão de frequência.

A minha principal dificuldade em me manter disciplinada para ouvir os podcasts regularmente, no entanto, é simples: tempo. Porém, descobri um modo fácil de resolver isso. Ouça podcasts passeando com seu cachorro, na viagem de ônibus, na academia – incorpore o hábito a alguma outra tarefa que o peso da obrigação diminui. E como.