Português

Dicionários que amamos parte III

Marina Borges / 9 de junho de 2018

Já falei aqui sobre dicionários em papel e e-books, todos com links de venda nos sites do autor ou em livrarias. Mas outro lugar onde sempre encontro coisas legais é a Estante Virtual, uma loja on-line de sebos. E foi lá que encontrei o maravilhoso dicionário do James Taylor.

Ué, o cantor virou lexólogo?

Não, gente, James L. Taylor, esse senhor simpático aqui:

Sócio honorário da ABM (a Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração), ele também foi professor de línguas, tradutor e lexicógrafo. Falecido em 1983, verteu muitas obras da literatura brasileira para o inglês. É dele o maravilhoso Webster’s português-inglês (tão difícil achar dicionário bom para versão, corre!), mas meu favorito é esse aqui:

Na Estante Virtual você encontra diversas edições e opções de preço do Dicionário Metalúrgico, item essencial da sua estante, acredite em mim. Estou para ver dicionário técnico mais completo e abrangente. Não se restringe somente à metalurgia, pelo contrário, engloba vários ramos da engenharia. Tem duas seções, inglês-português e português-inglês e sempre oferece mais de uma opção de tradução, além de separar as expressões de forma organizada. Por exemplo, você vai encontrar ferro fundido no verbete ferro, mas também ferro apassivado, ferro de lingote normalizado, entre outros. Não vou nem comentar o verbete dos tipos de válvula.

Não é à toa que chamamos ele de Dicionário You’ve got a Friend, sabe? (Ok, parei).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud