Português

Layout novo, vida nova

Marina Borges / 12 de abril de 2018

Vamos voltar aos trabalhos? Spams malditos removidos, layout novo, só faltam novos posts, mesmo.

Pois, repararam como o mundo da tradução anda em polvorosa? São vários grupos de discussão no Facebook, comunidades e artigos no Linkedin, Barcamps gratuitos em várias cidades, tá difícil acompanhar tudo.

Vejo muita gente interessada em entrar no mercado, se reciclar, buscar clientes diretos, de tudo. Que bom, crise serve para algo, né? Discutir preços, condições do mercado, opções disponíveis.

Compartilho, então, meus aprendizados mais recentes:

  • Portfólio online – Veja e seja visto, colega tradutor. Como? Traduzindo verbetes da Wikipédia, por que não? Fazendo legendagem voluntária dos maravilhosos cursos do Coursera. Depois de pronto, coloque os links no seu Linkedin e Proz e voilá, portfólio online.
  • Preços – Eterna discussão. Mas estive pensando recentemente na incoerência de existir a Tabela do Sintra para uma profissão que nem regulamentada é. Acho que é fim do argumento, por assim dizer. Sugestão de cálculo do seu preço: pense no valor do salário que você considera ideal, divida por 176 (22 dias do mês x 8 horas por dia), pronto, aí está seu valor por hora. Quer o valor da palavra? Meça quantas palavras você traduz por hora em média e chegue a um valor. Mas considere também sua experiência, disponibilidade, taxa de produção. Os prazos de pagamentos das agências (30, 45, 60 dias; acredite!), se é versão ou tradução, a diagramação, enfim, fatores mil.
  • Organização – Cinco anos como freelancer e ainda não encontrei uma ferramenta para chamar de minha. Atualmente estou de namoro firme com o Evernote, com versão web e aplicativo, mas até outro dia era comprometida com o Trello. Não sei explicar porque fiz a migração, mas cá estamos. Estive usando bastante também o Protemos para organizar os trabalhos, mas logo larguei e voltei pro meu Excel velho de guerra. Na verdade essa é uma grande tarefa que estou protelando – organizar todos os meus trabalhos desde 2016 (anotados em agendas) em um único meio virtual. Trabalho de formiguinha, mas uma hora termino.

Com blog novo, um post de cada vez.

Vamo que vamo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Protected with IP Blacklist CloudIP Blacklist Cloud